São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eurocine mostra o recente cinema europeu

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Evento: 2º Eurocine
Onde: MIS (Museu da Imagem e do Som), av. Europa, 158, tel. 011/280-0896, Jardins
Quando: abertura hoje, às 20h30; até 30 de dezembro
Quanto: entrada franca

O MIS (Museu da Imagem e do Som) inicia hoje, às 20h30, a segunda edição do Eurocine, evento que se propõe a apresentar o melhor da produção cinematográfica européia dos últimos seis anos. A seleção foi feita levando em conta os filmes premiados com o Felix, uma espécie de Oscar europeu.
Um dos destaques do evento é a apresentação de documentários inéditos no país, como "The Social Heritage", do sueco Stefan Jarl, que abre hoje a programação. Apesar de os filmes terem em sua maioria sido exibidos em circuito comercial, o evento apresentará filmes que merecem revisão ou mesmo serem apreciados pela primeira vez, já que passaram despercebidos pelo grande público.
Um deles é "Riff-Raff" (sábado, às 21h), em que o diretor inglês Ken Loach analisa temas constantes em sua filmografia: o desemprego e o subemprego e como estas situações interferem nas classes sociais menos favorecidas de seu país. O tema volta em filmes mais recentes do diretor ("Raining Stone" e "Ladybird, Ladybird").
A Itália também comparece com seus problemas sociais através de dois de seus mais respeitáveis cineastas: Gianni Amelio e Ricky Tognazzi.
Dispensável apenas a exibição de filmes como "Traídos pelo Desejo", de Neil Jordan, e "Não Matarás", de Krzsystof Kieslowski. Além de terem sido exibidos com sucesso nos circuitos comerciais, ambos já estão disponíveis em vídeo e foram mostrados recentemente pela TV.

Texto Anterior: Fotos de modelo provocam crise no casamento de Gere e Crawford
Próximo Texto: PROGRAMAÇÃO DO 2º EUROCINE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.