São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barroso traduz obra completa de Rimbaud

DA SUCURSAL DO RIO

Evento: Semana Rimbaud
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (rua Primeiro de Março, 66, centro, tel. 021-216-0223)
Quando: de hoje, às 19h, até 10 de dezembro

O poeta francês Arthur Rimbaud (1854-1891) ganha hoje a primeira tradução no Brasil de toda sua obra poética reunida. "Poesia Completa de Arthur Rimbaud" é o resultado do trabalho desenvolvido em 20 anos pelo poeta e tradutor Ivo Barroso, 60.
Lançado pela editora Topbooks (392 páginas, R$ 28,00) no Centro Cultural Banco do Brasil, o livro serve de mote para a realização da "Semana Rimbaud".
Hoje e amanhã, às 19h, Barroso abre a mostra falando sobre o poeta. Uma exposição de 30 fotografias, montada até 10 de dezembro, dará uma idéia da trajetória de Rimbaud, mostrando-o no colégio ou com amigos, entre outras fotos.
Autor do poema em prosa "Uma Temporada no Inferno", Rimbaud parou de escrever aos 20 anos e mudou-se para a África, onde se tornou traficante de armas.
Com o livro "Poesia Completa de Arthur Rimbaud", Barroso diz realizar "um ideal de 20 anos". Neste período, quatro anos foram dedicados a pesquisas na França.
Reunindo 98 poemas, em edição bilíngue (francês e português), o tradutor acredita ter conseguido passar a atmosfera e a força poética do autor, sem descaracterizar seu texto.
Mas reconhece que qualquer tradução tem seus limites. "No caso de Rimbaud, se conseguir manter um décimo do valor de sua poesia, já sou um herói."
Para que o leitor tenha noção do porquê da escolha de determinadas palavras na tradução, o livro traz uma espécie de leitura comentada dos poemas de Rimbaud.

Texto Anterior: Badal Roy vem ao 5.º Vitória Festival
Próximo Texto: David Crosby sofre transplante de fígado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.