São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Japão se desculpa por ataque a EUA sem aviso

DO "THE INDEPENDENT"

O Ministério das Relações Exteriores do Japão pediu desculpas ontem aos EUA pelo fato de o país ter atacado o porto de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, sem uma prévia declaração de guerra.
O ministério atribuiu a um "erro burocrático" da embaixada do país em Washington o fato de a declaração de guerra ter sido entregue aos governo dos EUA uma hora após o ataque ter começado.
Documentos divulgados ontem indicam que dois diplomatas demoraram demais a traduzir a mensagem ao governo norte-americano na manhã do ataque porque não lhe deram importância.
A operação japonesa em Pearl Harbor destruiu 18 navios norte-americanos e matou 2.400 pessoas, precipitando a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
Historiadores japoneses atacaram a versão oficial. "É impensável que a embaixada do Japão, que estava a cargo das negociações com os EUA, não reconhecesse a importância do despacho enviado de Tóquio", disse Takeshi Igarashi, da Universidade de Tóquio.

Texto Anterior: Saudade faz bósnios voltarem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.