São Paulo, sexta-feira, 25 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende líder de manifestação na Índia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Três líderes tribais foram presos ontem em Nagpur, na centro da Índia, por causa da manifestação que resultou na morte de 130 pessoas pisoteadas na correria que se seguiu à intervenção da polícia.
A maioria dos mortos é de mulheres e crianças. Foram presos Sudhakar Gajbihiye, 50, líder do Fórum de Protesto Tribal, e dois outros homens cujos nomes não foram revelados.
O ministro para Desenvolvimento Tribal do Estado de Maharashtra, Madhukar Pichad, renunciou ontem por causa do incidente. A oposição responsabilizou a polícia e convocou uma greve geral pela renúncia do governo estadual.
As mortes ocorreram quando a polícia tentou dispersar a golpes de cassetete uma manifestação de 50 mil pessoas em frente à Assembléia Legislativa de Maharashtra.
Os manifestantes faziam parte da minoria dos Gowari que quer ser reconhecida oficialmente como tribo e, assim, ter direitos a quotas de empregos governamentais.
O governo de Maharashtra instaurou uma investigação para apurar responsabilidades.

Texto Anterior: Amigos de Clinton serão indiciados por Whitewater
Próximo Texto: João Paulo 2º escolhe 30 novos cardeais; Boris Ieltsin acusa Parlamento russo; Japoneses anunciam criação de partido; Governo e Unita se acusam em Angola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.