São Paulo, sexta-feira, 25 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França restringe as notícias de processos

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O Parlamento francês aprovou projeto que proíbe a divulgação pela imprensa de processos judiciários. O fato gerou protestos da imprensa, dos juízes e de políticos, que vêem no projeto forma de abafar os escândalos de corrupção envolvendo homens públicos.
O projeto foi aprovado na madrugada de terça, em uma sessão com poucos deputados. Ele proíbe a publicação de informações sobre processos até o julgamento, caso não haja autorização dos acusados.
Isso é uma vergonha. Uma classe política corrupta tenta nos amordaçar. Vários escândalos já foram abafados, disse o repórter Denis Robert, do Libération.
O deputado de direita Alain Marsaud, autor do projeto, alegou que sua idéia era proteger da imprensa sensacionalista as pessoas comuns envolvidas em crimes.
André Fontaine, ex-diretor do jornal Le Monde, disse que não acredita que o projeto entre em vigor, por três razões: Primeiro, é completamente irreal. Segundo, os juízes são contra. Terceiro, a imprensa é contra.

Texto Anterior: Oposição ataca políticas de Kohl
Próximo Texto: Suicida é fotografado ao pular em NY; Clinton exige volta de selos da Virgem; Bomba destrói carro de artista holandês; Amsterdã é sede de festa da maconha; Adesão à UE divide opiniões na Noruega; Dois são feridos em protesto no Timor; Argelino expulso da França é assassinado; Tapie é condenado a pagar US$ 12 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.