São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morro do Andaraí é ocupado pelo topo

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A ofensiva do Exército ontem no morro do Andaraí (zona norte do Rio) foi marcada pela ação em pontos estratégicos da favela.
Orientados por um helicóptero do Exército, tropas militares e equipes da Polícia Civil ocuparam o morro a partir do topo, na divisa com as favelas do Borel, da Cruz e da Chácara do Céu.
Os soldados também bloquearam os pontos de ligação do morro com a Floresta da Tijuca, para evitar uma possível fuga dos traficantes.
Até as 16h, o Exército mantinha acampamentos montados em quatro pontos da encosta do morro, enquanto soldados vasculhavam a área.
O cerco ao Andaraí começou às 6h, quando cerca de 80 soldados bloquearam a rua Leopoldo, principal via de acesso à favela.
Pedestres e ocupantes de carros eram revistados e tinham seus documentos anotados num livro. As mulheres eram abordadas por oficiais da polícia feminina.
A equipe de reportagem da Folha foi interceptada em uma das barreiras que o Exército montou no Andaraí. O soldado que examinou o interior do carro se deteve por algum tempo num exemplar da Folha que estava no porta-luvas.
Ao abrir o jornal e ver a foto de um blindado estampada na primeira página, o soldado riu e balançou a cabeça, em sinal negativo.
Fotos
Os soldados fotografaram alguns suspeitos, mas ninguém foi detido. O adolescente André Luiz Rodrigues, 16, chegou a ser colocado num caminhão do Exército por estar sem documento, mas acabou sendo liberado minutos depois.
Às 11h45, o comboio militar desocupou a entrada do morro. Menos de três horas depois, 20 soldados realizaram nova blitz no local, na tentativa de flagar o funcionamento da boca-de-fumo (ponto de venda de drogas) da favela –sexta-feira é o dia de maior movimento de compra e venda de drogas no Andaraí.
Eles vasculharam o morro por 15 minutos e encontraram apenas uma jaqueta do Exército jogada atrás de uma lixeira.

Texto Anterior: Polícia acusa militar de informar o tráfico
Próximo Texto: Soldados atraem moradoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.