São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal mantém os pontos dos paulistas

MÁRIO MAGALHÃES

Os pontos obtidos por Palmeiras e São Paulo no empate do dia 30 estão mantidos. Assim, os palmeirenses continuam classificados para a terceira fase do Brasileiro.
O Tribunal Especial da CBF rejeitou, por quatro votos a três, recurso do Sport (PE) para retirar os pontos dos clubes paulistas.
Os três juízes-auditores que ontem à noite completaram o julgamento iniciado na terça-feira votaram contra o clube pernambucano.
O Sport vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que se reúne na semana que vem, em dia a ser marcado, e deve manter a decisão do Tribunal Especial.
Os advogados Paulo Elísio de Souza (vascaíno), Emanuel Viveiros de Castro (botafoguense) e Luís Cláudio Bezerra de Menezes (flamenguista) concluíram a votação às 19h34.
O tribunal tem sete membros. Os outros quatro haviam votado na terça. Três deles estavam da sessão de ontem, Outro, André Martins, viajou para Fortaleza de férias.
O Sport queria que São Paulo e Palmeiras fossem enquadrados no artigo 312 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol.
Seu artigo único determina perda de pontos para os clubes cujos jogadores se envolverem em "rixa, conflito ou tumulto."
No dia 30, houve briga generalizada no empate entre as equipes e seis jogadores foram expulsos.
A reviravolta no julgamento foi proporcionada por um intenso lobby a favor dos clubes paulistas.
A cúpula da CBF se empenhou para que o Sport fosse derrotado.
O presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, está no Rio desde anteontem, quando conversou por mais de duas horas com o secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira.
O julgamento foi assistido pelo diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, defensor da manutenção dos pontos dos paulistas.
Os integrantes dos órgãos da Justiça Desportiva são indicados pelo presidente da CBF. Na maioria advogados, não remunerados.
O presidente da Federação Paulista, Eduardo José Farah, está com Ricardo Teixeira na Suíça.
Por indicação do dirigente da CBF, Farah passou a integrar nesta semana uma comissão da Fifa.
Ontem, os presidentes do Botafogo (Carlos Augusto Montenegro) e do Vasco (Eurico Miranda) estiveram na CBF e se solidarizaram com Palmeiras e São Paulo –os são-paulinos não assistiram ao julgamento.
Eurico Miranda disse aos palmeirenses: "Fiquem tranquilos que vocês não perdem, assim como o Vasco não perdeu os pontos quando William não recolheu urina para o exame antidoping."

Texto Anterior: Sport recebeu votos de suplentes do tribunal
Próximo Texto: Palmeiras perde Edmundo e vai recorrer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.