São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
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Avanço tecnológico possibilita desafios

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Há 15 anos, era impossível imaginar que uma máquina poderia derrotar o campeão mundial em uma partida de xadrez. Agora isso é realidade, graças ao progresso vertiginoso da informática.
A vitória de Pentium Genius sobre Kasparov realizou um sonho antigo. Desde o século 18, o homem inventa máquinas, verdadeiras ou não, capazes de jogar.
A primeira ficou conhecida como "O Turco", criado em 1769 por Wolfgang von Kempelen para a corte austríaca.
Na verdade, um homem dentro do robô (vestido de turco, daí o nome), movia as peças. No entanto, nunca ninguém descobriu exatamente como funcionava.
A primeira máquina que jogava xadrez mesmo foi criada pelo espanhol Torres y Quevedo no século 19. Mas ela apenas fazia mates simples de torre e rei contra rei.
O matemático britânico Alan Turing criou em 1951 o primeiro programa capaz de jogar xadrez, na universidade de Manchester.
Atualmente, os melhores programas são capazes de calcular 100 mil lances por segundo, o que os torna quase imbatíveis em partidas "relâmpago", com 5 minutos para cada jogador.
Em partidas oficiais, que podem durar quatro horas ou mais, os grandes mestres de carne e osso ainda levam vantagem.
(AFt)

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