São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
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Efeito 'cocoon' marca feira de Frankfurt

ROSANA FERRANTINI MARQUES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A valorização do espaço interno da casa na busca de conforto. Esse efeito "cocooning" –aconchego de um casulo ("cocoon", em inglês)– aponta uma mudança de comportamento social no mundo.
Essa é a principal tendência revelada na Thema Domus, uma das mais importantes feiras de design e decoração da Europa, realizada em Frankfurt.
Designers como Philipe Starck e Jean-Paul Gautier, participaram da exposição, encerrada no final de outubro, que deve influenciar o mercado também no Brasil.
Cores cruas, formas curvas e materiais como madeira, metal e fibras marcaram a feira, do revestimento do piso ao design de cadeiras.
A "necessidade" de recorrer ao casulo volta também na forma de luminárias (cônicas), que tornam a luz difusa, eliminando contrastes.
A busca pelos materiais naturais e a idéia de globalização foram outra característica de expositores. A inspiração de outras culturas e países juntou, por exemplo, peças individuais mexicanas e filipinas, num mix de estilos.
A Thema Domus trouxe ainda preocupação ecológica, com designers optando por chapas de MDF (Mid Density Fiberboard), um aglomerado de fibra de média densidade, confeccionado em madeira de reflorestamento e usado em revestimentos.
Participaram 550 expositores de 22 países, ocupando 50 mil m2. A Itália compareceu com aproximadamente cem empresas, seguida pela França (60) e Espanha (40).
Houve representantes de quase todos os países europeus, além de Estados Unidos e Canadá, latino-americanos, África e Ásia. A Alemanha teve 250 empresas.

A jornalista Rosana Ferrantini Marques viajou a convite da Messe Frankfurt.

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