São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda como funcionam as redes neurais

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Para estudar como o cérebro reconhece imagens, as duas equipes de cientistas usaram um modelo conhecido como rede neural.
Redes neurais pouco têm de biológico. São programas de computador capazes de simular com números a intensidade dos sinais nervosos.
"Em sua forma simples, o modelo é uma conexão de células que representam os neurônios no cérebro", diz o zoólogo Anthony Arak.
A rede neural utilizada por Arak e por Magnus Enquist, da Universidade de Estocolmo (Suécia), tem três camadas de células (veja quadro acima). Na primeira camada, linhas e colunas imitam o modo como as células da retina recebem a luz dos objetos.
A informação sobre os sinais luminosos passa para uma segunda camada de células, onde é processada de acordo com as conexões entre essas células.
Finalmente, uma terceira camada constituída por uma única célula recebe esses sinais e reage emitindo um sinal equivalente ao estímulo diante da imagem.
Quando o sinal de estímulo é mais alto, supõe-se que a rede reconhece melhor um determinado objeto.
"Não leva muito para obter uma rede capaz de distinguir quase perfeitamente entre dois padrões que lhe são apresentados", diz Arak.
Nas simulações, os pesquisadores selecionaram redes treinadas para reconhecer objetos como caudas das andorinhas.
"Tentamos projetar padrões na retina em ângulos, rotações e posições diferentes, para simular o modo como um animal pode ver objetos."
Depois geraram nelas pequenas mutações para produzir uma nova geração de redes neurais treinadas para o reconhecimento. Então selecionaram a rede que melhor se saía na tarefa.
Repetindo o processo 50 vezes, produziram redes que reagiam de com mais intensidade aos padrões simétricos.
"No processo de aprender a distinguir entre padrões aleatórios a partir de orientações diferentes, a rede parece desenvolver a preferência pela simetria", afirma Arak.(HGz)

Texto Anterior: A simetria faz a diferença
Próximo Texto: Esquistossomo resiste a droga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.