São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova lei deveria incluir policiais, diz coronel

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor de Comunicação da PM, coronel Hermes Cruz, afirmou que a instituição é favorável que o uso do cinto de segurança também seja obrigatório aos policiais em serviço.
Pela legislação atual, passageiros dianteiros de carros policiais ou oficiais (como servidores estaduais, federais, políticos, juízes e diplomatas) não são obrigados a usar o equipamento –somente carros particulares ou táxis.
O coronel da PM, no entanto, condiciona o uso obrigatório ao desenvolvimento de cintos de segurança especiais, "mais sofisticados e práticos do que os disponíveis atualmente no mercado".
Na semana retrasada, o coronel participou de um encontro nos EUA, no qual foi abordado o tema acidentes envolvendo policiais em serviço.
No encontro também foi demonstrado estatisticamente que o número de policiais feridos em acidentes –principalmente pela falta do cinto– é bem superior aos feridos em tiroteios.
No ano passado, em Nova York –onde o uso de cinto será obrigatório a policiais a partir de 1995–, 1.230 policiais ficaram feridos em acidentes, enquanto 20 foram baleados.
Segundo Cruz, em carros policiais norte-americanos, o cinto é retirado em "frações de segundo".
"O cinto é de três pontos. A diferença em relação ao nosso é que o policial dá um leve toque num dispositivo na altura do peito e o cinto sai automaticamente."
O principal argumento de alguns policiais para não usar o cinto na cidade é que o equipamento atrapalharia a ação em casos de emergência.
Segundo Cruz, não existem estatísticas sobre policiais feridos ou mortos devido a acidentes no trânsito, durante operações.
"Começamos a fazer um levantamento sobre o assunto este ano, mas os dados só deverão estar disponíveis em janeiro", afirmou.
Projeto na Câmara Municipal, de autoria do vereador Hanna Garib (PPR), torna obrigatório o uso do cinto de segurança em todos os carros oficiais.
O projeto (ainda sem data prevista para ir à votação) também estende a obrigatoriedade a motoristas de ônibus e caminhões.

Texto Anterior: "Operação Natal" tenta evitar o caos
Próximo Texto: 'Piscinão' muda traçado de praça tombada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.