São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994 |
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Nova lei deveria incluir policiais, diz coronel
RICARDO FELTRIN
Pela legislação atual, passageiros dianteiros de carros policiais ou oficiais (como servidores estaduais, federais, políticos, juízes e diplomatas) não são obrigados a usar o equipamento –somente carros particulares ou táxis. O coronel da PM, no entanto, condiciona o uso obrigatório ao desenvolvimento de cintos de segurança especiais, "mais sofisticados e práticos do que os disponíveis atualmente no mercado". Na semana retrasada, o coronel participou de um encontro nos EUA, no qual foi abordado o tema acidentes envolvendo policiais em serviço. No encontro também foi demonstrado estatisticamente que o número de policiais feridos em acidentes –principalmente pela falta do cinto– é bem superior aos feridos em tiroteios. No ano passado, em Nova York –onde o uso de cinto será obrigatório a policiais a partir de 1995–, 1.230 policiais ficaram feridos em acidentes, enquanto 20 foram baleados. Segundo Cruz, em carros policiais norte-americanos, o cinto é retirado em "frações de segundo". "O cinto é de três pontos. A diferença em relação ao nosso é que o policial dá um leve toque num dispositivo na altura do peito e o cinto sai automaticamente." O principal argumento de alguns policiais para não usar o cinto na cidade é que o equipamento atrapalharia a ação em casos de emergência. Segundo Cruz, não existem estatísticas sobre policiais feridos ou mortos devido a acidentes no trânsito, durante operações. "Começamos a fazer um levantamento sobre o assunto este ano, mas os dados só deverão estar disponíveis em janeiro", afirmou. Projeto na Câmara Municipal, de autoria do vereador Hanna Garib (PPR), torna obrigatório o uso do cinto de segurança em todos os carros oficiais. O projeto (ainda sem data prevista para ir à votação) também estende a obrigatoriedade a motoristas de ônibus e caminhões. Texto Anterior: "Operação Natal" tenta evitar o caos Próximo Texto: 'Piscinão' muda traçado de praça tombada Índice |
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