São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
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Outdoors vão projetar filmes noturnos em 95

NELSON BLECHER

Da Reportagem Local
Do casamento de uma produtora de comerciais, a TVI, e uma agência especializada em outdoor, a Espaço Propaganda, está nascendo uma nova mídia: o painel animado.
Batizado de "Full Light Animatic" o pioneiro sistema de projeção de multimídia de rua entra em operação na região paulistana dos Jardins no início de 1995.
As imagens serão geradas em vídeo, disco ou computador e projetadas, durante seis a nove horas por noite, em uma tela flexível com proporção de até 10 metros de largura por 7 metros de altura.
Um potente projetor de cristal líquido foi importado da Bélgica por US$ 47 mil. A instalação completa, que inclui uma estação de computação gráfica, demanda investimento de US$ 300 mil.
"O processo foi concebido e patenteado no Brasil, a partir da interação vídeo e computador, e sai bem mais em conta que telões de cristal líquido espalhados em estádios internacionais", diz Carlos Alberto Nanô, presidente da Espaço Propaganda.
Ricardo Mucci, diretor da TVI, informa que um estudo de viabilidade detectou potencial para a instalação de 80 outdoors animados nas capitais em dois anos.
A nova mídia está sendo promovida junto a agências e grandes anunciantes. O pacote básico de comercialização prevê 2.160 inserções por mês ao custo de R$ 3.500.
Os principais patrocinadores terão suas mensagens veiculadas num backlight que se sobrepõe à tela do "Animatic" durante o dia.
Informações de utilidade pública serão produzidas em tempo real, numa cabine de comando, e veiculadas a cada cinco minutos, nos intervalos das mensagens publicitárias.
Os comerciais, que necessitam de uma adaptação especial, capaz de assegurar a definição das imagens e a legibilidade dos textos, serão editados pela TVI. Estabelecida em Florianópolis (SC), a produtora monta filial em São Paulo.
Para Eduardo Scarpa, outro empresário do setor, esse tipo de novidade deve proliferar no mercado brasileiro, devido às recentes facilidades para se importar equipamentos surgidas com a abertura econômica.
Scarpa é dono da Publicolor que inaugura amanhã o novo painel eletrônico do Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Desativado devido às obras no local, o primeiro painel foi transferido para os Jardins.
A Publicolor informa ter investido US$ 300 mil na instalação do novo equipamento, produzido no país, que ocupa 85 metros quadrados e utiliza 8.192 lâmpadas incandescentes.
O pacote de comercialização, que prevê veiculação de 4.800 mensagens de dez segundos, custa R$ 12 mil mensais.
O painel vai funcionar das 8h às 22h. O público alvo são os três milhões de pedestres que circulam diariamente na região.
(NB)

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