São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Éder Santos vence o 10º Videobrasil com 'Janaúba'

DA REDAÇÃO

O vídeo "Janaúba", do mineiro Éder Santos, foi o vencedor do 10º Videobrasil, o mais tradicional festival brasileiro de vídeo.
"Diástole", da brasileira Inês Cardoso, recebeu o prêmio especial, destinado à melhor proposta de arte eletrônica realizada em formato amador.
Os argentinos Gabriel Yuvone e Pablo Rodrigues venceram na categoria Computer Arts, com o vídeo "Capitain Cardoso", uma alegoria sobre a colonização cultural realizada pela mídia.
Kiko Goifman e Caco de Souza, do Brasil, receberam o prêmio JVC pelo documentário experimental "Tereza", que aborda o cotidiano de uma penitenciária.
Pela primeira vez, o festival acontece também no Rio de Janeiro. Começa amanhã e vai até o dia 4 de dezembro, na Fundição Progresso e na Casa da Gávea.
Em São Paulo, cerca de 4.000 pessoas visitaram o Videobrasil, que aconteceu no Sesc Pompéia e no Centro Cultural entre os dias 20 e 25.
O evento, rebatizado este ano de Festival Internacional de Arte Eletrônica, centrou-se num tema comum: a poesia.
O 10º Videobrasil inclui 12 videoinstalações e quatro performances, seguindo a tendência de exploração de novos suportes pregada pela 22ª Bienal de Artes Plásticas.
A comissão julgadora em São Paulo foi formada por Marcelo Tas (Brasil), Michel Mazière (Inglaterra) e Christine van Assche (França), entre outros.

Texto Anterior: Pó-de-mico; Pizza; Aquário
Próximo Texto: Projeto de música instrumental roda país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.