São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem a Otan detém sérvios, dizem EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As forças sérvias podem tomar a cidade de Bihac a qualquer momento e novos ataques aéreos da Otan não surtirão efeito, disseram os Estados Unidos e a ONU.
Um terço da área de segurança declarada pela ONU no noroeste do país foi invadida.
Bihac está sob intensos ataques de sérvios da Bósnia e da Croácia desde a semana passada.
Os combates estão a menos de 1 quilômetro do hospital, superlotado com mais de 2.000 feridos.
O governo da Bósnia, liderado por muçulmanos, aceitou ontem um cessar-fogo proposto pela ONU. Mas não estava imediatamente claro se os sérvios também respeitariam a trégua.
Ontem o bombardeio continuou, mas não houve avanços dos sérvios, que deixaram apenas uma saída da cidade, ao norte.
A ONU teme que a rota seja fechada, impedindo a retirada de civis. Mas Monique Tuffelli, funcionária de uma agência de ajuda humanitária, disse que a população não parece querer ir embora.
Eles sentem que não há para onde ir. Há roupas estendidas para secar. As pessoas não estão fazendo as malas, disse Tuffelli.
O prefeito de Bihac pediu em transmissão de rádio ataques dos aviões da Otan –a aliança militar ocidental, liderada pelo EUA– para deter a ofensiva sérvia.
O secretário da Defesa norte-americano, William Perry, dizia à rede de televisão NBC que os jatos não podem determinar o resultado dos combates em terra.
O comandante das tropas da ONU na Bósnia, o britânico Michael Rose, disse: Militarmente falando, é óbvio para mim que se os sérvios quiserem eles podem ocupar a 'área de segurança'.
No que é considerado uma humilhante derrota para a ONU, Bihac está prestes a se tornar a primeira entre as seis áreas de segurança a cair para domínio sérvio.
Embora de maneira menos dramática, situação semelhante à de Bihac já havia ocorrido anteriormente nas áreas de segurança de Gorazde e Srebrenica.
As repetidas ameaças de endurecimento das forças ocidentais não contiveram os sérvios, que combatem desde 1992 a independência da Bósnia. Eles já controlam cerca de 70% do território.
Na semana passada, foram realizadas três operações pontuais contra posições sérvias em terra na região de Bihac.
Na sexta-feira, os aviões da Otan sobrevoaram a região, mas não encontraram os alvos, provocando troca de acusações entre Otan e ONU pelo fracasso da ação.

Texto Anterior: Polícia investiga abuso sexual
Próximo Texto: Sérvios sequestram soldados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.