São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

USP produz em laboratório 400 mudas de bananeira em 6 meses

JOSÉ ALBERTO GONÇALVES
ENVIADO ESPECIAL A PIRACICABA

Um novo processo desenvolvido no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), da USP, pode produzir entre 350 e 400 mudas de bananeira em seis meses, por micropropagação "in vitro".
Na multiplicação em campo normalmente não se consegue mais que 30 mudas no mesmo período, segundo Beatriz Januzzi Mendes, pesquisadora do Cena, situado em Piracicaba (SP).
Pela micropropagação, é possível gerar mudas sadias, com potencial produtivo alto. "Mas a muda não é milagrosa", diz o pesquisador Fernando Dutra Vaz.
Para obter bons resultados, o produtor deve plantar a bananeira em solos livres de nematóides, adubar bem a terra e fazer uma boa pós-colheita.
O Cena começou a pesquisa depois que agricultores da Cooperativa Holambra 2, de Paranapanema (SP), trouxeram ao Centro, em 91, frutos de qualidade inferior, originados de mudas micropropagadas por empresas privadas.
Os pesquisadores decidiram reduzir para seis meses a multiplicação in vitro. Segundo Vaz, algumas empresas chegavam a desenvolver a multiplicação em até três anos.
"A produção era alta, mas as mudas resultavam em cachos pequenos e deformados", explica.
No final de 93, a equipe do Cena concluiu que o novo processo era eficaz, após colher as bananas nascidas das mudas multiplicadas em seus laboratórios.
A Holambra encomendou 180 mil mudas para serem plantadas a partir deste mês.

ONDE SABER MAIS: Cena, tel. (0194) 33-5122.

Texto Anterior: Espanha investe no Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.