São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar quer reformular auditoria na saúde

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco vai determinar "em caráter emergencial" que o Ministério da Saúde crie nova estrutura do Sistema Nacional de Auditoria para facilitar a apuração de fraudes do SUS (Sistema Único de Saúde).
A informação foi dada ontem pelo relator da CPI sobre as fraudes no Inamps, deputado Jackson Pereira (PSDB-CE), após conversar com Itamar. Ele sugeriu que houve negligência por parte do ministro Henrique Santillo (Saúde).
Itamar disse ao deputado que considera fundamental o fortalecimento do sistema de auditoria para viabilizar as ações de Fernando Henrique no setor de saúde.
Itamar recebeu de Jackson Pereira e do presidente da CPI, deputado Liberato Caboclo (PDT-SP), o relatório que indica um rombo de US$ 1,6 bilhão nas contas do SUS nesse ano. Pereira disse que Itamar ficou "perplexo".
Segundo Pereira, o processo de extinção do Inamps provocou "um buraco negro" na fiscalização do SUS. O sistema de auditoria criado em junho de 93 funciona até hoje com a estrutura herdada do órgão, criando entraves burocráticos.
Pereira acusou os técnicos do ministério de barrarem a instalação da auditoria permanente, por se beneficiarem com a fraude. Ele disse que o ex-secretário-executivo do ministério, Dioclécio Campos Júnior, engavetou a proposta feita pelos auditores do ministério.
O ex-secretário foi afastado do cargo há cerca de um mês, sob acusação de dificultar investigações sobre registro irregular de medicamentos. Ao apresentar a denúncia, Pereira não sabia que o próprio Santillo vetara a proposta.
A assessoria do ministro Henrique Santillo disse que ele recebeu, há um mês, uma proposta dos auditores do ministério para ampliar a estrutura do Sistema Nacional de Auditoria mas vetou a iniciativa.
Santillo não a autorizou porque a sua consultoria jurídica considerou a proposta "extemporânea" e recomendou que sua adoção na reforma administrativa de FHC.

Texto Anterior: Folha distribui dia 13 sacos para alimentos
Próximo Texto: Médico interna mais pacientes do que HC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.