São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Carreta é opção para transportar carga extra

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para quem precisa transportar carga volumosa ou acima do peso máximo permitido pelo veículo de passeio, carreta é uma solução.
Qualquer carro pode receber um engate para reboque. Para cada veículo, há modelo específico.
O peso máximo rebocável vem especificado no manual do proprietário do automóvel. Geralmente, os engates são fixados nas longarinas do chassi.
Edis José de Sousa, 32, proprietário da Berco-Plion, explica que alguns instaladores cortam o pára-choque para colocar o engate, reduzindo a resistência do pára-choque a impactos.
Em termos gerais, procure sempre certificar-se de que o engate seja fixado em pontos estruturais do chassi, para evitar danos à carroceria do automóvel.
O engate é colocado em cerca de 40 minutos no carro. O pedido para aluguel de carretas deve ser feito com pelo menos 15 dias de antecedência (veja preços abaixo).
José Antonio Guilhen, gerente de vendas da Karmann-Ghia, diz que a esfera de 50 mm de diâmetro é a medida-padrão obrigatória para uso em engates de automóveis.
Ele afirma que cada modelo tem um engate específico e não devem ser feitas adaptações.
Pela legislação de trânsito, toda carreta e trailer devem ser equipados com luzes indicadoras de direção (pisca-pisca), luzes de freio e de posição (lanternas).
Sousa faz algumas recomendações ao motorista com reboques: não frear com violência ou em curvas, manter maior distância do carro da frente e passar mais devagar em lombadas, além de tomar cuidados especiais nas ultrapassagens de veículos mais lentos.
Quando o reboque é mais largo que o veículo (exemplo do trailer), é obrigatório que o espelho retrovisor lateral seja mais avançado.

Texto Anterior: Saiba escolher roda de liga leve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.