São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laudo confirma agressão a 3 moradores

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Três moradores do morro do Borel (Tijuca, zona norte do Rio) que dizem ter sido torturados sofreram agressões recentes, atesta laudo corporal do IML (Instituto Médico Legal).
Até a tarde de ontem, o IML havia examinado quatro supostos torturados. Segundo os moradores, praticaram as torturas militares e policiais civis e militares durante a ocupação da favela.
Os exames de Alex Sandro Corrêa de Azevedo, 18, Francisco José Reis de Oliveira, 25, e Carlos Eduardo Rodrigues da Silva, 18, foram positivos. Os laudos descrevem as lesões, mas não apontam o que as provocou.
O IML informa que Azevedo apresenta hematomas e arranhões nas costas. Foi constatado um ferimento no queixo de Oliveira, além de escoriações nos punhos e tornozelo. O diretor do IML, Alexandre Maluf, disse que os arranhões foram causados por algemas e um soco provocou a ferida no queixo.
Nas costas de Rodrigues da Silva, o IML achou manchas roxas provenientes de agressões. O legista não examinou o pescoço do rapaz, imobilizado por colar ortopédico. O IML pediu ao hospital que o atendeu explicações sobre a contusão. Rodrigues da Silva diz que homens da Brigada de Pára-Quedistas do Exército o golpearam.
O diretor do IML disse que não foram constatadas queimaduras decorrentes de choques elétricos. Segundo ele, descargas de eletricidade aplicadas através da água não deixam marcas nas vítimas.
Ivanildo Batista de Carvalho, 17, disse que recebeu pontapés e socos. O IML não achou marcas. O delegado da 19ª DP, Oswaldo Cupello, disse que deve abrir inquérito logo que receber os laudos.

Texto Anterior: Santillo diz não poder fiscalizar fraude no SUS; Senado deve permitir empréstimo ao Sivam; STF decide hoje sobre cassação de Lucena; PSDB abre processo contra Paulino Cícero
Próximo Texto: "Será feita justiça"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.