São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CMN define critérios para cálculo da TJLP

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O CMN (Conselho Monetário Nacional) definirá hoje os critérios para o cálculo da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), disse o ministro da Fazenda, Ciro Gomes.
A TJLP será utilizada em financiamentos à produção feitos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A criação da nova taxa –que entra em vigor amanhã– faz parte do programa de desindexação estudado pelo governo.
Segundos os estudos da equipe, a TJLP deverá ser calculada com base nos títulos da dívida externa. Os juros desses papéis são inferiores às taxas internas do país.
A primeira TJLP será fixada em 1º de dezembro e deverá ter prazo de três meses. A intenção da equipe é alongar o prazo das futuras TJLPs, que corrigirão financiamentos com prazo de até dez anos.
O CMN vai examinar a nova regra para balanços de bancos que permitirá ao Banco do Brasil publicar seus resultados após o real sem prejuízo. A regra expurgará o efeito da queda do dólar.
O presidente do BB, Alcir Calliari, defendeu ontem que a regra seja extensiva a todos os bancos, e não apenas ao BB. "Com a queda da inflação, todas essas regras devem ser alteradas".
Calliari acusou os jornalistas de denunciarem os problemas do BB movidos por supostos interesses de terceiros. "Vocês agem de acordo com os lobbies do momento".
Sobre a criação de uma nova linha de empréstimo de socorro a bancos pequenos, Ciro evitou comentários. "Se eu disser que sim, haverá confusão. Se eu disser que não, outra confusão".
A nova linha, segundo proposta do BC, terá prazo de 90 dias. Desde o real, o BC criou linhas de 7 e de 15 dias para socorrer bancos pequenos. Até junho, era um dia.

Texto Anterior: Bolsas devem atingir uma valorização de 50% em 95
Próximo Texto: Em sigilo, CVM faz julgamento de Nahas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.