São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso discutirá a desindexação salarial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve discutir com o Congresso Nacional, no próximo ano, a livre negociação salarial. Esta seria uma das etapas para desindexar totalmente a economia, acabando com o reajuste salarial pelo IPC-r.
"Se existir um consenso de que se quer a estabilização econômica, por que não caminhar neste sentido (desindexação salarial)?", disse ontem o diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Gustavo Franco.
A discussão pode ser iniciada dentro do Congresso, na avaliação do governo, com a votação da medida provisória que criou o real. Caso os parlamentares não votem a MP até o final do ano, ela terá de ser reeditada.
Gustavo Franco disse ainda que os meses de janeiro e fevereiro são propícios para esta discussão. Nestes meses, avalia o diretor do BC, a inflação deve manter a tendência de queda.
"Em um quadro de inflação baixa, temos de discutir se é bom para a economia manter mecanismos de indexação", afirmou Gustavo Franco.
A legislação atual garante a reposição salarial automática, na data-base, da inflação acumulada pelo IPC-r até junho de 95.
A equipe econômica teme que a manutenção deste mecanismo acabe levando as empresas a repassar estes aumentos para os preços.
O diretor do Banco Central, um dos pais do Plano Real, lembra que ainda não existe uma definição na equipe econômica do governo sobre a melhor forma de se passar para a livre negociação salarial.
Fatores sazonais
Gustavo Franco disse também que, no processo de desindexação da economia, o governo está estudando acabar com a TR como indexador de alguns tipos de contratos.
Outro passo que o governo deve dar para chegar à desindexação total da economia é retirar dos índices de preços os fatores sazonais –como a seca e geadas, que provocam aumentos de preços.
Segundo Franco, a equipe econômica já está discutindo com os institutos de pesquisas metodologias para retirar estes fatores dos índices de preços.

Texto Anterior: Siemens tem lucro recorde neste ano
Próximo Texto: Bolsa registra maior alta do Plano Real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.