São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Produtos substituem pincéis e pranchetas

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Programas de desenho podem ser um bom substituto dos pincéis e prancheta para quem faz trabalhos artísticos no computador.
O micro não chega a eliminar o papel, mas é uma eficiente ferramenta para criar efeitos especiais, que podem exigir horas de trabalho quando feitos à mão.
Os programas mais simples, indicados para iniciantes, trazem recursos que podem ensinar desde os primeiros passos na arte de desenhar até a aplicar efeitos especiais para incrementar um trabalho.
Para profissionais, o mercado oferece aplicativos que não deixam ninguém na mão. São capazes de criar simples traços, elipses e permitir sombrear objetos, conferindo formas interessantes com efeitos entortados ou torcidos.
O uso de programas de desenho tornou-se tão comum que elevou essa categoria ao terceiro lugar em vendas de aplicativos, atrás apenas de editores de texto e planilhas eletrônicas.
O profissional que precisa de programas mais poderosos e não abre mão do micro para finalizar seu trabalho pode ainda fazer uso de produtos para tratamento de imagem no seu PC ou Mac.
Além do computador, precisa de um scanner para digitalizar imagens e daí poder usar aplicativos que conferem efeitos especiais, como inverter cores de um desenho ou aplicar recursos que imitam quadros impressionistas ou modernos.
Mas programas gráficos têm certas exigências. Como desenhos ocupam grande espaço em disco e requerem bastante memória do computador, é preciso contar com um micro de pelo menos 16 Mbytes de memória RAM e um disco rígido com no mínimo 500 Mbytes.

Próximo Texto: Programa em CD dá conselhos médicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.