São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

'WordPerfect' fica esperto

SONIA ROMÉRIO
DA ENVIADA ESPECIAL

A WordPerfect anunciou a versão 6.1 do processador de textos "WordPerfect for Windows", que ganhou uma tecnologia batizada pela empresa de PerfectSense.
O exemplo do que essa nova tecnologia pode fazer está no acessório Grammatik 6, um corretor gramatical que vem integrado ao programa. Além de sugerir novas formas de reescrever uma frase, o Grammatik reescreve para o usuário.
Outra mudança introduzida pelo PerfectSense pode ser vista no recurso Find and Replace, que permite trocar palavras.
O usuário pede ao programa que troque um verbo e automaticamente o programa faz a troca com o tempo verbal usado.
Assim, ao substituir "falou" em um texto, o programa automaticamente coloca a nova palavra escolhida no passado.
A versão 6.1 tem ainda os recursos QuickFinder and Thesaurus e Quick Correct. O QuickFinder e o Thesaurus são recursos de procura e troca de palavras. O Quick Correct permite, entre outras coisas, "limpar" espaços a mais deixados pela barra de espaço durante a digitação.
O programa vem com mais de 50 modelos para cartas, fax e correspondência de empresas, entre outros.
Uma das novas características do programa é o Open as Copy, que permite fazer uma cópia de um documento já existente. Ele evita que, ao abrir um arquivo e gerar um novo documento, o usuário grave sobre o arquivo anterior.
O "WordPerfect 6.1" funciona em micros PC com "Windows", com 4 a 6 Mbytes de memória RAM e em computadores ligados em rede. O programa, em inglês, deve chegar ao Brasil no começo de 1995. Nos EUA, o "WordPerfect 6.1" custa US$ 395 e a atualização sai por US$ 99.
(SR)

Texto Anterior: Consumidor vai ganhar novas máquinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.