São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militares têm 20,2% de aumento em dezembro

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os militares terão, em média, 20,2% de aumento salarial em dezembro, na segunda etapa prevista para a isonomia entre os três poderes.
Isso vai significar um impacto de R$ 69 milhões na folha de pagamento de dezembro –excluído o 13º salário–, segundo o subchefe de finanças do Estado Maior das Forças Armadas, general-de-brigada Márcio de Moura Barros.
O general afirmou também que o presidente Itamar Franco aguarda apenas a definição dos percentuais de aumento dos servidores públicos federais civis, para editar a medida provisória da isonomia. Essa definição poderá ocorrer até a próxima semana.
O ministro da Administração, Romildo Canhim, disse na terça-feira que o aumento dos civis será fixado após o Ministério da Fazenda definir o volume de recursos a serem liberados.
Os percentuais de reajuste da isonomia serão diferenciados. Em janeiro, data-base do funcionalismo federal, os servidores terão novo aumento, igual para todos, pelo IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em real) de dezembro.
O general Márcio de Moura Barros disse que a baixa remuneração dos militares dificulta o recrutamento de pessoal para ingresso nas Forças Armadas e provoca evasão dos melhores quadros.
Segundo o general, os atuais padrões de remuneração poderão "comprometer o desempenho operacional e estratégico das Forças Armadas", que perdem especialistas para o setor privado.
Ele deu o exemplo de um sargento com curso de mecânica de helicóptero, que ganha na Aeronática R$ 450, enquanto poderia ganhar mais do que o dobro na iniciativa privada.
O general disse que não há como fazer isonomia entre os militares e civis, porque não há funções semelhantes entre eles.

Texto Anterior: Negócio da China
Próximo Texto: Deputados criticam o cálculo de inflação zero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.