São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convênio USP-Estado cria centro estatístico para agilizar pesquisas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a USP (Universidade de São Paulo) assinaram convênio ontem criando o Centro de Epidemiologia e Estatística (CEE), que deve agilizar a pesquisa da área de saúde no Estado.
O CEE vai dar assessoria de estatística e metodologia de análise aos pesquisadores dos sete institutos de pesquisa da Secretaria de Saúde (Adolfo Lutz, Butantan, Lauro de Souza Lima, Dante Pazzanese, Emílio Ribas, Pasteur e Instituto de Saúde) e integrá-los à rede de computadores da USP.
O CEE deve funcionar a partir de fevereiro no Instituto Butantan (zona oeste) e recebeu verba de R$ 60 mil para instalação e primeiros meses. Três epidemiologistas e um analista de sistemas estarão à disposição dos pesquisadores.
"O CEE vai agilizar e qualificar melhor o trabalho do pesquisador", disse à Folha Júlio Cesar Rodrigues Pereira, coordenador dos institutos de pesquisa.
Pereira afirma que um pesquisador dos institutos leva hoje de 18 a 54 meses para realizar sua pesquisa. Deste tempo, só 40% é gasto na coleta de dados. Quase todo o resto é gasto no processamento dos dados coletados, um campo que muitas vezes o pesquisador não domina bem. Com a assessoria do CEE, o tempo de conclusão da pesquisa deve ser reduzido.
Outro benefício do convênio será a interligação dos institutos à rede de computadores da USP, permitindo o acesso de dados nos dois sentidos. Será criado também um fórum de intercâmbio através da Internet, rede internacional da qual a USP faz parte desde 1990 e que permite troca de informações com outros países.

Texto Anterior: País é elogiado por combate ao vírus
Próximo Texto: Rodovia em SP terá mão dupla em túnel para apressar inauguração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.