São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simonsen defende faixa para variação cambial

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, disse ontem que o sistema de "banda" de câmbio para dar certo tem que ter definidas tanto o limite mínimo quanto o máximo em que o Banco Central intervém no mercado.
O sistema de banda consiste na fixação de uma cotação mínima e outra máxima para o dólar. No caso do Plano Real, a banda máxima é conhecida (R$ 1 é igual a US$ 1), mas a banda mínima é mantida em segredo pelo Banco Central.
"Com as bandas conhecidas as regras ficam mais claras", disse. Simonsen é favorável ao sistema.
Para Simonsen, com o aumento das importações, o dólar vai subir "até chegar no patamar certo", que ele não quis definir qual é.
O ex-ministro disse que, econômicamente, é indiferente terminar com o IPC-r no início do ano ou em julho, como determina a MP do Real. Simonsen alerta apenas que antecipar reajustes pode criar uma "bolha de consumo". Para Simonsen, "o que é importante é o governo sair da indexação".

Texto Anterior: Ciba anuncia investimentos
Próximo Texto: Cresce o volume de negócios na Bovespa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.