São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Drama romântico abre Festival de Berlim

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O drama romântico "A Promessa", da cineasta alemã Margarette Von Trotta, foi selecionado como filme de abertura do 45º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre 9 e 20 de fevereiro próximo.
Neste autêntico "Romeu e Julieta" dos anos da Guerra Fria, um casal se vê subitamente separado pelo muro erguido na Berlim de 1961. "A Promessa" acompanha as desventuras dos amantes até a queda do muro e do regime socialista em 1989. O mesmo filme foi indicado ao Oscar de melhor filme de língua não-inglesa.
Outro filme alemão, "Transatlantis", de Christian Wagner, já teve também confirmada sua presença entre os concorrentes ao Urso de Ouro. O protagonista é o polonês Daniel Olbrychski, conhecido pelo desempenho em filmes de Andrzej Wajda ("Danton").
Dando largada à cascata de mostras comemorativas ao centenário do cinema, que vai até dezembro de 1995, o festival dedica à comédia o ciclo especial "Feliz Aniversário, Cinema!".
A retrospectiva principal aproveita o coincidente centenário de nascimento do cômico Buster Keaton (1895-1966) para homenageá-lo com uma mostra completa. Um outro ciclo lembra a comédia muda européia dos anos 10 e 20.

Texto Anterior: 'No sexo, a verdade nasce do prazer'
Próximo Texto: Festival abre com presença de Vandré
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.