São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papais-noéis avisam que já chegou o Natal

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
DA ENVIADA ESPECIAL A VIENA

O Natal na Áustria começa nesta segunda-feira. É o dia que Krampus bate à porta para falar com as crianças. Ele é um velhinho assustador. Traz uma lista com desobediências, notas baixas e travessuras. Cobra promessas. Deixa todos pensativos.
No dia seguinte é São Nicolau quem bate à porta. Ele é aquele velhinho carismático que no Brasil é chamado de Papai Noel. Vem buscar pessoalmente a cartinha onde as crianças pedem presentes. Distribui beijos, abraços.
O dia 16 é dedicado à decoração da árvore. Os enfeites são comprados em três feiras ao ar livre –a principal (Wiener Adventzauber) acontece de 20 de novembro a 16 de dezembro, das 9h às 20h, na praça em frente à Prefeitura de Viena (Wiener Rathausplatz).
Na véspera do Natal, por volta das 20h, Viena reproduz a "Noite de Paz" (a música foi composta em Salzburgo). As crianças encontram seus presentes sob a árvore. No jantar, só estão presentes o pai, a mãe e os filhos, ninguém mais.
No dia seguinte a família toda se reúne. À mesa, muito pavão, em vez de peru; porco, vitela e/ou pato, em vez de pernil e/ou tender; e doces a perder de vista. Aquela comilança que nesta época cruza as fronteiras sem limites.

Texto Anterior: Regime não faz parte do programa
Próximo Texto: Todas as Vienas se mostram em apenas 3 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.