São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan pode ter novos membros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Começou ontem na sede da Otan em Bruxelas uma reunião de dois dias com os chanceleres dos 16 países-membros.
Um dos pontos principais da pauta foi a inclusão dos ex-membros do Pacto de Varsóvia na organização. O Pacto de Varsóvia foi o correspondente da Otan para países do antigo bloco comunista.
Os 16 membros se colocaram de acordo sobre a expansão do acordo para outros países europeus. Mas não fixaram nenhum calendário sobre novos membros.
Nós concordamos que seria prematuro discutir quando e quais países seriam convidados a participar da aliança, afirmaram os ministros das Relações Exteriores em um comunicado conjunto.
Segundo eles, o alargamento será decidido caso a caso, e alguns países entrariam na aliança militar do Ocidente antes de outros.
Afirmaram ainda que os novos membros terão os mesmos direitos e as mesmas responsabilidades que qualquer outro.
Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia já deram sinais claros de que gostariam de fazer parte do acordo militar.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Kozirev, alertou ontem para os perigos de uma rápida expansão da Otan. Segundo ele, a Rússia poderia ficar isolada, o que daria força aos ex-comunistas e ultranacionalistas.

Texto Anterior: Retomada luta na Croácia
Próximo Texto: Clinton propõe aumento para defesa de US$ 25 bi até ano 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.