São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até Pelé ficou sob vigilância

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1970, até o jogador Pelé esteve sob vigilância do Deops. Agentes relataram que Pelé, que era titular da seleção brasileira de futebol que disputava a Copa do México, teria sido "abordado por comunistas".
Os comunistas teriam tentado convencer Pelé a "assinar manifestos" contra o governo militar. Pelé recusou.
O artista plástico Lasar Segall foi alvo de uma controvérsia entre diferentes setores da arte. Um relatório garantia: "Ele é comunista e usa da arte para fazer propaganda do credo vermelho."
Outro relatório dizia que Segall não era comunista, "apesar de ser russo".
O roqueiro Raul Seixas foi chamado a depor no Deops para explicar a letra de protesto da música "Ouro de tolo".
Um dos interrogadores lhe perguntou se a música era um ataque ao cantor Roberto Carlos. Seixas disse que o ataque era ao "sistema representado por Roberto Carlos".
A ficha de Raul Seixas ressalta sua ligação com o "subversivo" Paulo Coelho, seu parceiro na composição de músicas. Coelho, hoje autor de best-sellers esotéricos, aparece no arquivo do Deops como militante do clandestino PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário).
Coelho é descrito como um "quadro teórico" importante do PCBR, onde usava o codinome "Henrique".
Contra o cantor Gilberto Gil, o Deops recolheu o depoimento de um suposto traficante de drogas, Antonio Carlos Martins. O relatório diz que Gil seria consumidor de "pó de sonho", numa referência à cocaína.
Gil é descrito no seu dossiê como um "filocomunista".
Há erros grosseiros nos dossiês. O da atriz Fernanda Montenegro diz que ela era filha da escritora Cecília Meirelles. A filha de Cecília Meirelles é a atriz Maria Fernanda.

Texto Anterior: Equipe salta de ficha do Deops para o poder
Próximo Texto: Escritor critica a forma de privatizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.