São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Batochio diz que está processando Luís Nassif

DA REPORTAGEM LOCAL

O advogado José Roberto Batochio, 50, presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), disse que entrou com quatro ações na Justiça contra o jornalista Luís Nassif, 44, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha.
Batochio alega que foi difamado e caluniado por Nassif em três artigos publicados na Folha em outubro. Para cada artigo, o advogado entrou com uma ação. A quarta ação, diz, é indenizatória. Ele quer receber em reais o equivalente a US$ 2 milhões por danos morais.
"Como os artigos, com ataques pessoais, foram vendidos a outros jornais do país, prejudicando minha imagem, vai haver uma ação penal em cada cidade em que houve a publicação", diz Batochio.
Segundo Paulo Sérgio Leite Fernandes, advogado de Batochio, as ações penais foram baseadas nos artigos 21 e 22 da Lei de Imprensa (nº 5.250/67), que trata de abusos da liberdade do pensamento e informação.
A polêmica entre ambos começou com a publicação, na coluna de Nassif, de críticas ao novo Estatuto da Advocacia, acusando Batochio de corporativista.
O jornalista sustenta que as críticas que fez à nova lei e à gestão de Batochio na OAB estavam voltadas para o interesse público.
Nassif só foi intimado para se defender em um das ações que Batochio afirma ter ajuizado.

Texto Anterior: Senado vai gastar R$ 50 milhões em obras
Próximo Texto: Termina hoje no Rio encontro sobre jornalismo de língua portuguesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.