São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Rio ganha 1ª praia de nudismo

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Rio ganhou sua primeira área de nudismo oficial: a praia do Abricó, localizada entre a Prainha e Grumari, na zona oeste do Rio.
A criação da área foi oficializada anteontem através do anúncio no "Diário Oficial" do município.
A Federação Brasileira de Naturismo e a Associação de Naturistas do Rio resolveram presentear a área com mudas de pau-brasil e com a criação de uma entidade de vigilância e proteção, a Associação de Naturistas do Abricó.
Esses são os primeiros projetos das organizações que, através do secretário municipal de Meio Ambiente, Alfredo Sirkis, conseguiram tornar oficial a prática de nudismo no Abricó.
"Estaremos na praia orientando os usuários, informando sobre o código de ética do naturismo, para que não haja desentendimento entre os que tomam banho nus e os que preferem não se despir", diz o vice-presidente da Federação, Sérgio de Oliveira.
Segundo ele, a entidade atuará também pela conservação da praia -situada numa Área de Proteção Ambiental (APA)- orientando a coleta de lixo no local.
A praia do Abricó é reduto de nudistas desde os anos 50. Para que ela passasse a ser área oficial de nudismo, Alfredo Sirkis teve que recorrer à Procuradoria Geral do Município.
"Os nudistas eram frequentemente achados por policiais, que os acusavam de atentado ao pudor", lembra o secretário. Agora, diz, haverá grupos de guardas municipais patrulhando a área, "para garantir a tranquilidade dos banhistas".
Os nudistas só não conseguirão se livrar da ação dos "voyeurs". Muitas pessoas sobem na mureta da pista que fica próxima à praia para olhar os banhistas.
Segundo Sirkis, aguns vão acompanhados da família e levam binóculos.
Para Sérgio de Oliveira, que é coronel da reserva, as áreas de nudismo funcionam como atrativo turístico.
"A praia do Pinho, em Santa Catarina (SC), que é a meca do nudismo no Brasil, recebe cerca de mil turistas por dia no verão."
Ele calcula que, no Brasil, aproximadamente 100 mil pessoas são adeptas do nudismo.

Próximo Texto: "É classe média demais"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.