São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como planejar suas compras de Natal

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Planejamento é a palavra-chave para quem quer economizar em suas compras de Natal. Mas, para isso, é importante que você comece a se organizar desde já.
Com moeda estável e inflação baixa desde julho, você já deve ter um controle maior de seu orçamento. Assim, fica mais fácil saber quanto terá disponível para comprar presentes.
O primeiro passo é fazer uma lista com o nome das pessoas a quem pretende presentear. Depois, coloque ao lado as alternativas de presentes ou o valor que quer gastar com cada uma delas.
Lembre-se que os preços não estão congelados e variam muito de um estabelecimento comercial para outro. Logo, uma pesquisa em diversas lojas é fundamental.
Coloque os preços na lista, some os gastos e veja se estão dentro do orçamento programado.
Ao sair para as compras, leve uma calculadora. É importante saber qual a forma de pagamento mais vantajosa. No Roteiro de Crédito você encontra tabelas que podem ajudá-lo nos cálculos.
Sempre que não houver diferença de preço, o pagamento com cartão de crédito é mais vantajoso do que à vista.
Você pode ganhar ainda mais se fizer a compra dois dias antes da data de vencimento da sua fatura. Isto porque, com certeza, ela só cairá na fatura do mês seguinte.
Aplicando o dinheiro correspondente no mercado financeiro, pelo período da compra até o vencimento da fatura, você ainda terá algum lucro nesta operação.
Mas lembre-se que não é mais possível parcelar o pagamento das compras feitas com cartão. Portanto, cuidado para não perder o controle dos gastos e não ter dinheiro para quitar a fatura à vista na data de seu vencimento.
Além disso, os juros cobrados pelas administradoras quando há atraso no pagamento chegam a ultrapassar os 14%, mais 10% de multa. Aí, toda a vantagem de pagar com cartão desaparece.
Lembre-se que os financiamentos estão limitados a três meses. Mas existem lojas oferecendo, com recursos próprios, parcelamentos em oito ou dez meses.
Nesse caso, fique atento à taxa de juros. Use a tabela do Roteiro de Crédito para saber se o desconto oferecido no pagamento à vista torna essa alternativa mais vantajosa que o parcelamento. Só depois faça sua opção.

Texto Anterior: Crédito em dólar é melhor
Próximo Texto: Negocie valores com a escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.