São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREPARE-SE PARA UM VERÃO DE ESPORTES

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE; RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O esporte de ação é a tendência para atrair os turistas neste verão.
O sucesso do Brasil nas modalidades coletivas em 1994 fez as cidades litorâneas apostarem na idéia numa época em que a estabilidade econômica promete levar mais turistas às praias.
Uma megalista de eventos vai concorrer com os tradicionais divertimentos da estação.
A velocidade do praticante de mountain bike substitui a lentidão dos carros importados nos "circuitos ovais" do Guarujá, onde a primeira marcha engatada possibilita a paquera na base da exibição.
A graça de uma praticante de aeróbica entra no lugar da corrida desengonçada do banhista rumo àquela barrigada contra o mar.
As cidades praianas de São Paulo apostam no esporte como diferencial para chamar, principalmente, um maior número de veranistas teens.
O diferencial, porém, tornou-se semelhança. Todas as prefeituras criaram seus "projetos verão".
Qualquer que seja o destino, monitores, palanques e arenas serão encontrados. Uma estrutura de entretenimento gratuita, oferecida à população flutuante.
Além das modalidades de desafio, como mountain bike e vôo livre, os esportes em altas são o vôlei de praia e o futevôlei.
A única exceção a essa nova regra é o Guarujá, justamente o pioneiro em conciliar esporte e praia.
A cidade praticamente não terá eventos, seja competições ou shows, na faixa de areia.
Para as autoridades do município, os megaeventos simplesmente saturaram o espaço na orla. Em Guarujá, competições acontecerão em pequena proporção.
Os banhistas venceram os praticantes de aeróbica e os pulos e saltos da ginástica deram lugar ao relaxamento em esteiras ou sob os guarda-sóis.
Já Santos, São Sebastião, Ubatuba, Itanhaém e Peruíbe terão um ilustre companheiro na promoção do esporte neste verão: o Rio de Janeiro.
A praia de Copacabana abrigará o primeiro Festival Olímpico, em janeiro e fevereiro, que promete reunir atletas de alto nível do Brasil e do exterior.
Uma piscina será construída na famosa praia e, disputando as provas, estarão alguns dos mais importantes nadadores do mundo.
Já estão confirmadas as presenças dos russos Alexander Popov (recordista dos 100 m livre) e Evgueny Sadoviy (conhecido como "enguia" e vencedor das provas de 200 m, 400 m e 4 x 200 m na Olimpíada de Barcelona).
Além das arquibancadas da piscina, a praia de Copacabana terá mais duas: uma para o vôlei e outra para modalidades diversas. Canoagem e iatismo completam na água o sortimento de competições em 18 esportes.
No litoral paulista, as praias se transformarão em quadras, pistas e academias de ginástica.
Em Santos, a escolhida é a praia do Gonzaga. Em Ubatuba, a praia Grande. Em Itanhaém, a praia do Sonho.
Já São Sebastião estabeleceu um rodízio. A cada semana, uma praia será contemplada.
Nesses locais acontecerão torneios relâmpagos de frescobol, vôlei de praia, futevôlei, além de sessões de aeróbica.
Em Peruíbe, a praia do Centro receberá os esportistas do verão. Mas a cidade vai além: terá aparelhos de musculação à disposição dos interessados em melhorar a silhueta.
Outra atração, na maioria das cidades, são os passeios ciclísticos e as provas de mountain bike.
Em São Sebastião, há duas competições no próximo fim-de-semana e uma caravana noturna no final de janeiro.
Em Peruíbe, a Prefeitura criou um esquema especial, com passeios durante toda a estação. Um sistema de aluguel de bicicletas foi montado com a ajuda de empresas.
E quem estiver com saudades do colégio, pode se matricular em uma escolinha de surfe. Santos, São Sebastião, Peruíbe e Itanhaém manterão instrutores nas praias para quem quiser se arriscar nas primeiras ondas. Só é preciso arrumar uma prancha.
Quem fica na capital também tem opções. Correr os 15 km da tradicional Corrida de São Silvestre ou encarar o ainda exótico passeio ciclístico noturno dos Night-Bikers.

Texto Anterior: 'Veterano vai pelo atalho', diz Éder
Próximo Texto: Divertimento pode se tornar carreira séria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.