São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Superliga inicia maratona de 132 jogos

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

As 12 equipes que integram a elite do vôlei brasileiro iniciam hoje a maratona de 132 jogos da da Superliga Nacional Masculina da temporada 94/95.
Até março de 95, os times jogarão entre si 66 partidas em turno e 66 no returno em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
Pelos cálculos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o torneio deve movimentar US$ 15 milhões. "Se tudo correr como planejamos, devemos ter um lucro de US$ 1 milhão", diz o presidente da CBV, Carlos Arthur Nuzman.
A previsão do dirigente se apóia em uma estratégia de marketing pesada (leia texto nesta página).
Esta teve início com o "repatriamento" dos campeões olímpicos Tande (Flamengo), Giovane (Palmeiras), Carlão (Frangosul) e Maurício e Marcelo Negrão (Telesp), que atuavam na Itália.
Divididos pelos clubes, os cinco titulares da seleção, ao lado de Paulão (Cocamar), prometem encher os ginásios espalhados pelos cinco Estados.
O técnico da Telesp, Antonio Carlos Moreno, diz que o torneio vai ser mais disputado que todos os anteriores. "O importante é não correr o risco de perder jogos em casa", alerta Moreno, que pega hoje às 15h o Náutico/Paraty, de Araraquara, no ginásio da Telesp.
Bicampeão da Liga Nacional (92 e 93), o Nossa Caixa/Suzano quer partir em busca do tri. Para isso, a equipe conta o técnico mão-de-ferro Ricardo Navajas. Campeão da recente Copa CBV, ele diz que leva seu time até o fim.
"Pelo menos entre os quatro primeiros nós ficamos. Mas toda a equipe sabe que o importante é vencer", diz o treinador.
Já o técnico Renan, do Palmeiras, acredita que a Superliga está se tornando parecida com o Campeonato Italiano. "Quem não ficar entre os quatro primeiros na primeira fase corre o risco de dançar nas quartas-de-final", diz ele.
O regulamento do torneio dá razão a Renan. No turno e returno, todos jogam entre si. Nas quartas-de-final, o 1º colocado enfrenta o 8º, o 2º o 7º, o 3º o 6º e o 4º o 5º, em um playoff melhor de três.
As semifinais serão em um playoff melhor de cinco, com o 1º enfrentando o 4º e o 2º o 3º. A final também será em um playoff melhor de cinco jogos.

Os jogos da rodada: Cocamar x Banespa, Estrela do Oeste x Suzano, Teuto x Palmeiras, Chapecó x Flamengo e Frangosul x Fiat/Minas.

NA TV
Bandeirantes, ao vivo, Telesp x Náutico, às 15h

Texto Anterior: Tradição falha na Copa dos Campeões
Próximo Texto: Marca vai aparecer em camisetas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.