São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meninos de rua, versão EUA

INÁCIO ARAUJO

"Os Donos da Rua" foi, em 1991, a confirmação do surgimento de uma nova geração de cineastas negros. John Singleton tinha apenas 23 anos quanto realizou este filme sobre jovens negros praticamente condenados de nascença à marginalidade. Mesmo que o filme procure contrabalançar esse aspecto com a figura paterna poderosa (Larry Fishburn) e com um aceno de redenção –possível, em todo caso–, o que sobra é a descrição da aterradora realidade gerada pelo racismo. É verdade, Singleton não é nenhum Spike Lee. Não tem sua força e, ao menos por enquanto, seu olhar é bem mais convencional. Mas o que filma, seu assunto, ele consegue impor. No caso, é o que vale. (IA)

OS DONOS DA RUA (Boyz'n the Hood). EUA, 1991, 111 min. Direção: John Singleton. Com Larry Fishburn, Ice Cube, Cuba Gooding Jr. Inédito. Na Globo.

Texto Anterior: Bertolucci faz a festa
Próximo Texto: Armadilha de Alce faz Auxi pensar em suicídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.