São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais militares patrulharão praias de Santos com bicicletas

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Dois policiais militares começam hoje a patrulhar a orla da praia de Santos (SP) com bicicletas. O projeto, em fase experimental, deve ser ampliado até contar com dez policiais.
"Na temporada, o trânsito na avenida da praia é muito intenso. Com a bicicleta, os PMs poderão se locomover com mais facilidade", disse o capitão Sérgio del Bel, 37, criador do projeto.
Ele disse que a idéia surgiu há cerca de seis meses. "Viajei para Miami (EUA) nas férias. Lá, diversos policiais usam bicicletas nas patrulhas. Acho que tem tudo para dar certo aqui", afirmou.
Segundo o capitão, o uso de bicicletas por policiais militares não é uma idéia nova. "Em 1957, mais de 30 policiais-ciclistas trabalhavam em Santos", afirmou.
Para a primeira fase do projeto foi escolhida uma dupla mista. A PM selecionou aqueles com melhores condições físicas.
O cabo Paulo Roberto, formado em educação física, trabalhará ao lado da soldado Eliane Puimi, ciclista amadora. Eles patrulharão cerca de 2,5 quilômetros, entre os canais 3 e 6 da avenida da praia.
A função da dupla é fiscalizar o estacionamento de carros e a travessia de pedestres. Santos possui cerca de 450 mil habitantes. No verão, a população duplica.
"Escolhemos pessoas com facilidade de relacionamento com o público, principalmente o turista", disse Del Bel.
As duas primeiras bicicletas, modelo mountain bike 18 marchas, foram doadas pela Caloi. "Comerciantes locais doaram dois pares de tênis especiais para ciclismo e dois óculos", afirmou.
As bicicletas foram pintadas nas cores da Polícia Militar –branco e cinza. Caso o projeto dê certo, as bicicletas receberão estojos para primeiros socorros e um guia turístico da cidade.
A Polícia Militar acredita que o uso das bicicletas poderá diminuir o estresse do policial, além de melhorar a imagem da corporação junto à população.
"Convencionalmente, o policial trabalha estático nos trechos mais problemáticos da orla, fiscalizando o trânsito. Como ciclista, ele terá um raio de ação maior, atuando com mais dinamismo", disse.

Texto Anterior: Ceará; Paraíba
Próximo Texto: Rondônia; Acre; Amazonas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.