São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação Pró-Sangue inaugura hospital-dia; A FRASE; O NÚMERO; Cura da tuberculose completa 50 anos; Doença resiste por mau uso de remédios; Reunião de cardiologia será em Amsterdã

JULIO ABRAMCZYK

Fundação Pró-Sangue inaugura hospital-dia
A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo inaugura oficialmente hoje, às 10h, o Hospital-Dia Ulysses Guimarães. O hospital servirá, principalmente, para o atendimento de crianças e idosos portadores de leucemia e linfomas. A cerimônia, no anfiteatro da fundação (av. dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, 1º andar), será presidida por Dalton Chamone (foto), presidente da entidade, e deverá contar com a participação de d. Paulo Evaristo Arns, cardeal-arcebispo de São Paulo.

A FRASE
"A tuberculose e a infecção pelo HIV alimentam-se reciprocamente a uma taxa alarmante. Quando coexistem, seu impacto é multiplicado."
(Do médico Arata Kochi, do Programa de Luta Contra a Tuberculose da Organização Mundial da Saúde –OMS)

O NÚMERO
1
...doente de tuberculose transmite a doença, em média, a vinte outras pessoas.

Cura da tuberculose completa 50 anos
Em novembro de 1944 um novo remédio aplicado em uma paciente de 21 anos com tuberculose pulmonar modificaria o prognóstico da doença. Patrícia recebeu na Clínica Mayo, em Rochester (EUA), a primeira injeção de estreptomicina aplicada em um ser humano. A descoberta de Selman Waksman produziu melhora rápida e, dez anos depois, Patrícia era mãe de três filhos. Waksman recebeu em 52 o prêmio Nobel pela descoberta.

Doença resiste por mau uso de remédios
A resistência da tuberculose a alguns medicamentos, observada atualmente, é o resultado da administração inapropriada dos remédios pelos agentes de saúde, segundo a OMS. Para especialistas da entidade, o tratamento moderno (quimioterapia de breve duração) tem eficácia superior a 95% e seu custo em países em desenvolvimento é de US$ 13 ou US$ 11 por paciente.

Reunião de cardiologia será em Amsterdã
A Sociedade Européia de Cardiologia programou a realização de seu 17º congresso para 20 a 24 de agosto de 95, em Amsterdã (Holanda). Maiores informações com Barbara Lefèvre, The European Heart House, 2.035 Route des Colles, Les Templiers, 06903 Sophia Antipolis, fax 33-92947601, França.

Texto Anterior: Método diminui a duração de lesões na boca
Próximo Texto: Secretário participa de encontro sobre ambiente; Seminário aborda reciclagem de plástico; Pró-sangue procura doador em empresas; PM deve retirar 2 mil invasores de terreno; Chuva deixa Porto Alegre sem energia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.