São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10% dos testes dão positivo

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro dos mais procurados locais de teste e laboratórios de São Paulo fazem cerca de 3.300 exames de HIV por mês. Só nesses locais, cerca de 330 pessoas –ou 10% delas– descobrem que estão com o vírus da Aids.
Os dados são do Emílio Ribas, do COA da prefeitura e dos laboratórios Fleury e Lavoisier.
O Emílio Ribas, procurado por 400 pessoas por mês, tem o índice de incidência maior, entre 25% e 30% de testes positivos. É que muitos chegam ali já encaminhados por outros médicos.
Nos dois laboratórios, onde cerca de 2.000 pessoas fazem teste HIV por mês –1.200 deles no Fleury–, o número de resultados positivos cai para 5%.
"No início, fazíamos uns 400 testes por mês e a incidência era de 15%", diz Celso Granato, infectologista e chefe de imunologia do Fleury. O laboratório faz teste HIV desde o final de 85.
No início, o envelope vinha acompanhado de uma observação lembrando que o resultado deveria ser interpretado em função de vários outros dados. "Tínhamos medo de que o cliente visse a palavra positivo e desse um tiro na cabeça", diz Granato. "Alguns jovens abriam o envelope e choravam na escada", lembra o médico Benjamin Schmidt, um dos diretores do laboratório Lavoisier.(AB)

Texto Anterior: SP tem 2 locais de exame grátis
Próximo Texto: Secretário participa de encontro sobre ambiente; Seminário aborda reciclagem de plástico; Pró-sangue procura doador em empresas; PM deve retirar 2 mil invasores de terreno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.