São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perua coreana é comparada à nacional

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Asia Motors do Brasil, representante da coreana Asia Motors, começa amanhã uma campanha na qual compara três de suas peruas a seus concorrentes diretos.
A campanha para TV tem quatro filmes –três deles fazem as comparações. Criada pela agência FCB, custou US$ 2,5 milhões. Será veiculada até fevereiro.
No filme Homenagem, uma perua Kombi, disfarçada por um efeito especial conhecido como mosaico, aparece na tela.
Um apresentador diz, apontando para a Kombi: Parece que os anos não passaram para você. Quanta coisa aconteceu nesses 40 anos e você assim, igualzinha. Homenagem da Towner Van à sua principal concorrente, diz, sem citar nomes. No anúncio Hipnotizador, um apresentador mostra um carro popular e diz que é maior que a perua Towner.
Desafia, então, os sete passageiros da perua a entrar no carro. Para tornar a tarefa possível, convoca um hipnotizador, que repete a frase Você é um anão.
Mas é no filme Jegue que a comparação é explícita. O anúncio compara a perua Towner Topic DLX à perua Besta, também coreana. A Besta não aparece na tela.
Um apresentador diz: Sabe aquela Besta? Desculpe, pois esta é a Topic, desculpe, uma Besta bem maior e mais luxuosa... Cabem 16 pessoas, quatro a mais que a outra. E você não paga quase nada a mais por isso... Querendo, a gente pode chamar a Topic de mula, jegue..., continua. Um locutor, em off, finaliza: Nenhum motivo para chamar de Besta.
Washington Armênio Lopes, 41, presidente da Asia Motors, diz que a empresa optou por propaganda comparativa porque confia na qualidade de seus produtos.
Além disso, é uma das maneiras mais marcantes para o consumidor se lembrar do produto.
O vice-presidente da FCB, Celso Loducca, 35, explica que os produtos comparados estão descaracterizados. Em nenhum momento há qualquer palavra ou menção negativa.

Texto Anterior: Coleta no RJ é subestimada
Próximo Texto: Laboratório da Fotoptica faz óculos em 1 h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.