São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazer tatuagem exige cuidados

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Existem algumas restrições legais para quem quer fazer tatuagens no Brasil. Uma delas proíbe que menores de 21 anos sejam tatuados, a não ser que tenham autorização por escrito dos pais.
Essas normas foram criadas pelo Centro de Vigilância Sanitária, para evitar a intoxicações ou doenças como a Aids.
Pela portaria, os tatuadores devem usar máscaras e luvas cirúrgicas, além de agulhas e lâminas descartáveis. Outros instrumentos devem sempre ser esterilizados. As tintas, segundo a portaria, devem ser especiais para tatuagens (atóxicas).
Mesmo que o tatuador siga todas essas regras, convém evitar tatuadores inexperientes, que podem causar ferimentos. Lugares ao ar livre –praia ou bares, por exemplo– são vetados: lá, as condições de higiene precárias são um prato cheio para a propagação de doenças.
Uma vez feita a tatuagem, ela pode ser removida por demoabrasão ou salinoabrasão ("lixamento" da pele). Entretanto, a tatuagem sempre deixa marcas.
Raios laser também podem ser usados para remover os desenhos, mas podem causar danos à pele. Cirurgias só eliminam tatuagens pequenas.

Texto Anterior: JFK tirou desenho a pedido da mulher
Próximo Texto: REIS DA AGULHA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.