São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso Nacional terá 'bancada teen'

DA SUCURSAL DO RIO E DA AGÊNCIA FOLHA

Dia 1 de fevereiro, 513 parlamentares assumem, ou reassumem, suas cadeiras na Câmara Federal, em Brasília.
Entre eles, três são jovens e formam a "bancada teen" do Congresso Nacional.
O mais novo de todos é Wolney Queiroz Maciel, 21. Ele foi eleito pelo PDT de Pernambuco e promete uma oposição não-radical ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Além de política, Wolney gosta de ler e ouvir música. "Atualmente leio dois livros de Lair Ribeiro e três de reengenharia. Gosto de forró a ópera", diz. Ele afirma gostar também de natação e ciclismo
O deputado "caçula" gosta de reunir os amigos em casa ou em barzinhos para falar de política. "Não bebo, não fumo e não gosto de boates."
A deputada mais nova eleita este ano para o Congresso é Vanessa Felippe, 22. Ele é filiada ao PSDB (mesmo partido de FHC), no Rio de Janeiro.
Vanessa acha que sua pouca idade não significa pouca capacidade. "Sempre exigi muito de mim. Para se vencer é necessário acreditar. E eu acredito que terei um ótimo desempenho na Câmara dos Deputados", diz convicta.
Ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Lindbergh Farias, 24, é o "veterano" da ala jovem no Congresso. Ele se elegeu pelo PC do B, do Rio de Janeiro.
Depois de se tornar conhecido nacionalmente como o líder dos caras-pintadas –o movimento estudantil que virou símbolo da campanha pró-impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor –Lindbergh quer provar que a juventude tem capacidade para mudar o país.
"Acho que a minha rotina de jovem terá o seu lugar, sem que isso prejudique o meu mandato parlamentar", afirma.
Ele diz estar acostumado a midanças. Lindbergh é de Pernambuco, e se mudou para o Rio para assumir a UNE.

Texto Anterior: Casal deve se cuidar junto
Próximo Texto: 'Caçula' quer oposição responsável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.