São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Túnel reduz tempo de trajeto em um terço

DA REPORTAGEM LOCAL

O complexo viário Tribunal de Justiça diminuiu em um terço o tempo para ir da rua Bento Andrade, ao lado do parque do Ibirapuera, até a marginal Pinheiros. A Folha testou o trajeto sem o túnel, na sexta, e com o túnel, ontem.
O túnel, que segue o trajeto da avenida Juscelino Kubitschek, passando por baixo da avenida Santo Amaro, foi inaugurado no último sábado. Ontem foi o primeiro dia útil em foi usado.
O trajeto de ida, de 3 km, na sexta foi feito, às 12h30, em 7min30s, e ontem, em 5min.
No sentido contrário a vantagem não foi comprovada. O caminho da marginal Pinheiros até a avenida República do Líbano foi feito em 6min30s na sexta, e em 6min ontem. A diminuição foi de 7,7%.
O problema, neste sentido, é um afunilamento na avenida Juscelino Kubitschek, antes da entrada do túnel, que torna o trânsito lento. Dentro do túnel, nos dois sentidos, o trânsito estava livre.
A velocidade média, com o túnel, no sentido da marginal, foi de 36 km/h. No sentido do Ibirapuera foi de 40 km/h. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade média na cidade, de manhã, é de 30 km/h.
Segundo a CET, os motoristas enfrentaram dois problemas por não conhecerem as modificações: não é mais possível cruzar a avenida Santo Amaro sem passar pelo túnel. Também não é mais possível, para quem vai pela avenida Juscelino Kubitschek, no sentido Ibirapuera, virar à esquerda na rua Bandeira Paulista. Para isso o motorista deve fazer o retorno pela rua Eduardo de Sousa Aranha.
A Folha cronometrou também, ontem, o trajeto feito do Ibirapuera até o Jockey Club de São Paulo, na avenida Lineu de Paula Machado, e vice-versa. A extensão, de 5 km, foi feita em 7min30s. A velocidade média foi de 39,6 km/h. O mesmo trajeto, em sentido contrário, foi feito em 9min.

Texto Anterior: Leitora reclama da Telesp
Próximo Texto: Maluf libera táxi no centro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.