São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube 'garimpa' e forma os próprios jogadores

HUMBERTO SACCOMANDI
ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS

O Guarani é o grande fenômeno do Campeonato Brasileiro. Sem uma estrutura comparável à de Palmeiras ou São Paulo, nem contratações como as feitas pelo Corinthians, o time de Campinas é o favorito ao título deste ano.
O segredo do Guarani é ser um clube-escola. É a equipe que mais revela jogadores no futebol paulista. Isso permite a reposição de atletas sem muito investimento.
Careca, Evair, Júlio Cesar, Amaral, João Paulo e Ricardo Rocha são exemplos dos craques projetados pelo clube de Campinas.
"Temos 42 olheiros em todo o país enviando informações quase que diariamente para nós", disse à Folha Dagmar Sarubbi, que dirige o futebol amador no clube.
Esses olheiros têm suas despesas de viagem reembolsadas e recebem uma compensação quando um jogador indicado é aprovado.
O Guarani tem 130 jovens nas quatro categorias de base. Desses, 53 moram no clube, que oferece moradia, alimentação, assistência médica e escola para os garotos.
A média de idade do time profissional é 23 anos. O técnico Carlos Alberto Silva já promoveu vários juniores ao elenco principal.
O próprio artilheiro Amoroso só se consolidou no time com a saída de Djalminha, outra revelação, que foi vendido ao Japão.
Essa estrutura de formação de jogadores é auto-suficiente e dá até lucro para o clube, com a valorização dos jogadores.
"Os clubes que participam dos principais torneios deveriam ser obrigados a atuar em todas as categorias de base", propõe Carlos Alberto Silva.
A chance de aparecer e conseguir bons contratos dá aos jogadores a motivação que por vezes falta aos veteranos de outras equipes.

Texto Anterior: Sandoval diz ter dom para correr
Próximo Texto: Asprilla volta contra o Athletic Bilbao; São Bento faz acordo com Corinthians; Federação vistoria estádios no Uruguai; Fã atira garrafa na mulher do jogador; Mattar estréia no Maranhão Open; Time joga três vezes no próximo domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.