São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nelson Freire faz concerto hoje e prepara novas gravações para 95

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nelson Freire realiza no Brasil a turnê de comemoração de seus 50 anos. O giro inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Gramado, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e Boa Esperança (MG), cidade natal do pianista.
"Os lugares todos estão querendo comemorar, então está rendendo", diz. O primeiro recital celebrando o 50º aniversário de Nelson Freire aconteceu em 8 de outubro, no Teatro Municipal de São Paulo.
A turnê é formada por concertos independentes. Em São Paulo, por exemplo, o pianista toca com o patrocínio da Albino Advogados Associados, empresa para a qual deu concerto fechado ontem.
"Prefiro concertos abertos", diz o pianista. "O público do recital fechado às vezes vai porque tem que ir, não porque gosta. Em todo caso, já tive boas surpresas em concertos fechados."
O programa inclui peças de Bach, Beethoven, Chopin e Rachmaninov. O recital funciona como uma prévia para futuros discos.
Freire está se preparando para gravar em janeiro, pelo selo francês Lyrin, obras de Chopin que estão no concerto de hoje: "Polonaise Fantasia", "Impromptu em Sol Bemol" e "Scherzo nº 1".
A "Sonata Waldstein", de Beethoven, a ser apresentada hoje, também está nos planos de gravação do pianista para 95.
Fora do programa desta noite, Freire quer gravar Prokofiev e música brasileira. "Selos como Lyrinx e Althee me dão liberdade para gravar o que quiser."
Embora não goste de gravar, Freire tem retomado um trabalho incessante de gravação. "A vida é curta", diz. "Gravar é um meio importante de divulgação. Além disso, é uma maneira de tocar sem se deslocar tanto fisicamente".
Em setembro, em Dresden, Freire registrou os concertos para piano de Liszt para o selo alemão Berlim Classics. O acompanhamento foi da Filarmônica de Dresden, regida por Michel Plasson.
Além disso, está sendo lançado pela Deutsche Grammophon um disco de Freire com a pianista argentina Marta Argerich, interpretando Bártok e Ravel.
Pela Althee, deve ser lançado um recital que ele deu em Toronto, em 1984, tocando Schumman e Skriábin, entre outros.
Concerto: Nelson Freire, piano
Onde: Sala São Luiz (av. Juscelino Kubitschek, 1.830, tel. 827-4111, Itaim)
Quando: hoje, às 21h
Quanto: R$ 44,00 e R$ 22,00 (estudantes, meia hora antes do concerto)

Texto Anterior: Luisa Strina comemora 20 anos de atividades com exposição e livro
Próximo Texto: Xuxa chega ao horário nobre na Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.