São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Gal Oppido mostra 'Relações Co-Medidas'

ANA PAULA ALFANO
DA REDAÇÃO EXPOSIÇÃO: RELAÇÕES CO-MEDIDAS

Onde: Espaço Banco Nacional de Cinema (r. Augusta, 1.475, tel. 011/288-6780, Jardins, região sul)
Quando: diariamente, das 15h às 22h, até 24 de janeiro
Entrada: franca
A aproximação entre o cinema e a fotografia é o tema do ensaio fotográfico que Gal Oppido abriu ontem no Espaço Banco Nacional de Cinema.
As 15 fotos que compõem a mostra formam uma sequência de imagens de um mesmo casal –preparando o cenário das fotos, arrumando o figurino e, finalmente, posando. O casal, formado pelos bailarinos Hermes Barnabé e Dagmar Dornelles, participa ativamente de cada momento das fotos.
Apesar de inéditas, todas elas foram tiradas em 1988, no dia 7 de setembro. Segundo o fotógrafo, a idéia inicial era montar uma exposição com o título "Desfile de 7 de Setembro", aproveitando o duplo sentido que ele teria: o desfile do casal diante da lente da câmera e o tradicional do dia da independência. O projeto não deu certo.
Quando o Banco Nacional sugeriu que a mostra fosse feita, Oppio decidiu que era o momento certo para tirar estas fotos da gaveta. "O Banco Nacional é um lugar de trânsito, de contemplação rápida. Muita gente passa por lá. Além disso, é um espaço de cinema. Achei ideal o movimento que a sequência carrega, com um caráter extremamente cinéfilo".
O nome "Relações Co-Medidas" foi escolhido para explicitar o significado duplo que as coisas têm. Para Oppio, as relações humanas são "com medidas" e "comedidas", há o caráter emocional e o científico sempre presentes.
A exposição é uma homenagem ao fotógrafo americano Eadweard Muybridge que, no final do século passado, documentou o movimento de animais, mais especificamente cavalos galopando, para provar que suas quatro patas ficavam fora do chão ao mesmo tempo. A sequência de fotos de Muybridge deu origem à primeira experiência de arte aplicada na fotografia e ao princípio básico do cinema, que seria criado alguns anos mais tarde.
A última mostra de Oppio - "Taxidermia" - ficou de junho a agosto em São Paulo. Parte dela foi exposta em Cuba, numa coletiva de fotógrafos brasileiros. Ele participa atualmente da exposição "Fotos Recusadas", que abriu ontem no Cha Cha Cha (r. Tabapuã, 1.236), junto com os fotógrafos Bob Wolfenson, Claudio Elizabetsky, Paulo Vainer, Armando Prado, Klaus Mittel Dorf e Willy Biondani, com uma foto da atriz Cláudia Raia feita para a revista Vogue.

Texto Anterior: Japão promove interação entre cidade e arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.