São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Final paulista pode acontecer no Maracanã

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 09/12/94

Diferentemente do que este texto informou, o primeiro jogo das finais do Campeonato Brasileiro acontecerá no dia 15/12, quinta-feira, e não quarta.
O Campeonato Brasileiro de 94 teve hegemonia inédita de times paulistas. Mas um dos jogos da final da competição pode acontecer no Rio de Janeiro.
Com a interdição, pelo Contru (Departamento de Controle de Uso dos Imóveis, órgão municipal), do estádio do Morumbi nos próximos 30 dias, a cidade de São Paulo não tem um estádio grande o suficiente para um jogo do porte de Corinthians x Palmeiras ou Guarani.
O Datafolha calculou as chances de os times paulistanos se enfrentarem na decisão: 22%. A final Corinthians x Guarani tem 44% chances de acontecer.
Caso passe às finais, o Corinthians terá o mando do primeiro jogo –na quarta-feira, dia 14. O time de maior torcida do Estado foi o primeiro a levantar a opção de atuar no Rio.
"Dizendo agora parece brincadeira, mas se nós fizermos a final contra o Palmeiras eu mesmo vou conversar com os diretores deles para levar este jogo para o Maracanã", disse o vice-presidente de futebol do Corinthians, Romeu Tuma Júnior.
A interdição foi decretada com base em estudo do São Paulo, dono do Morumbi. Segundo o clube, 70% do anel das arquibancadas estavam "comprometidos" e necessitavam de reparos.
"Foi um laudo sincero e não nos restou alternativa senão a de interditá-lo", disse Carlos Alberto Venturelli, diretor do Contru.
"O estádio apresenta vários problemas. As ferragens estão aparecendo nas estruturas das arquibancadas e isso pode acarretar a queda de concreto no anel inferior. Não há como liberá-lo", justificou o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luís Alberto Krahenduhl.
Segundo Krahenduhl, "as obras do Morumbi vão durar no mínimo um mês", o que afasta a hipótese de ele ser utilizado este ano.
Devido ao fechamento provisório do estádio, Palmeiras e Guarani jogam esta noite no Pacaembu.
Os problemas na tabela não se restringem às finais. A semifinal Corinthians x Atlético-MG, marcada inicialmente para domingo no Morumbi, não tem local definido para acontecer.
O Pacaembu está reservado para um show da apresentadora Xuxa. Os demais estádios da capital não têm a capacidade mínima exigida pelo regulamento do Brasileiro (30 mil lugares) para as semifinais.
A semifinal de domingo poderá ser realizada no estádio do Botafogo de Ribeirão Preto (SP).
A hipótese foi levantada ontem pelo diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol, Gilberto Coelho, embora a decisão tenha que ser da Federação Paulista.
O jogo São Paulo x Corinthians, marcado para amanhã, no Morumbi, pela Copa Conmebol, também deverá ser transferido.

Texto Anterior: Telesp pega hoje o Cocamar
Próximo Texto: Estádio fecha pela segunda vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.