São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Cobrando a lição ; Passando a lição ; Lá e cá ; No Legislativo ; Quem leva ; Nova rodada ; Discreto ; Megafone ; Ansiosos e tranquilos ; Mudança

Cobrando a lição
Em meio ao atraso na formação do governo FHC, a única unanimidade entre caciques tucanos é que Clóvis Carvalho será figura-chave no Planalto. Sua função deverá ser distribuir tarefas e cobrá-las, depois, dos ministros.

Passando a lição
Por ordem de FHC, Paulo Renato elaborou cartilhas que serão entregues aos ministros antes de aceitarem o cargo, com as metas e principais ações de cada ministério. FHC recomendou o modo imperativo para os verbos do texto.

Lá e cá
Clóvis Carvalho terá no Planalto o mesmo papel que terá em São Paulo o secretário de Governo, Antônio Angarita. É o de gerenciar a implementação dos projetos. Tucanos acham que FHC e Covas trocaram idéias sobre essa função.

No Legislativo
Mesmo após repetidas manifestações de apreço de FHC a Serra nos últimos dias –foram vários encontros que demoraram horas–, tudo indica que o senador eleito ficará mesmo no Congresso.

Quem leva
Até agora, apenas um nome chegou a ser disputado por FHC e Covas: o do cirurgião Adib Jatene, para a Saúde. O presidente eleito tem a preferência.

Nova rodada
Há novas e velhas especulações para os ministérios de FHC. Ontem, estavam cotados Jatene para a Saúde, Krause para a Educação e Raimundo Brito (secretário de Transportes da Bahia) para o Ministério dos Transportes.

Discreto
Apesar do favoritismo de Andrade Vieira (PTB), o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Nelson Marquezelli (PTB), está fazendo chegar a FHC que a comissão gostaria de indicar o ministro da área. Ele, no caso.

Megafone
Líder do governo, Luiz Carlos Santos (PMDB-SP) diz que a reunião de hoje do partido dará apoio a FHC "dentro do critério de participação na elaboração e implementação" de medidas. Ou seja, o PMDB quer ser ouvido já.

Ansiosos e tranquilos
Líderes do PFL notam que a bancada do partido está hoje dividida entre "duros" e "flexíveis". Os primeiros querem definições imediatas de FHC sobre projetos e cargos. Os outros acham que não há tanta pressa por definições.

Mudança
Se Collor for absolvido pelo STF, uma das opções que estuda é mudar-se para São Paulo –onde, avalia, seu campo político seria mais fértil. Ou menos árido.

Próximo Texto: Entre amigos ; Em coro ; Na mira dos holofotes ; Novo status ; Por conta própria ; Desajuste salarial ; Mil e uma noites
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.