São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado inaugura parque Villa-Lobos pela metade

Apenas as áreas de lazer e esportes foram concluídas

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho, inaugura neste domingo uma área de 350 mil m2 do parque Villa-Lobos, em Pinheiros (zona oeste).
A área custou à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras US$ 50 milhões e equivale apenas à metade do parque, que tem no total 717 mil m 2.
A outra metade ainda está iniciando as obras e não há previsão de quando vai ficar pronta.
Devido ao atraso, apenas as áreas de lazer e esportes foram concluídas.
Para prosseguir as construções, o parque ficará aberto apenas aos domingos, das 7h às 17h, e no resto da semana permanecerá fechado. O valor total do parque deve chegar a US$ 140 milhões.
O espaço que será inaugurado inclui 1.200 metros de ciclovia, 100 mil m2 de clareiras, seis quadras poliesportivas, um campo de futebol, playground, coreto, duas quadras para jogo de tênis, 20 mil m2 de área para caminhada e dois estacionamentos com 650 vagas no total.
O bosque com 13 mil árvores, que também será inaugurado, ainda deve demorar pelo menos um ano para ficar totalmente pronto.
Isso porque as árvores ainda estão em forma de mudas. Segundo engenheiros do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) responsáveis pelas obras, a falta de chuvas dificultou o desenvolvimento da vegetação.
A intenção é chegar a 50 mil árvores de 300 espécies diferentes.
A ciclovia também ainda não está completa. A extensão total, segundo os engenheiros, deve chegar a 4.000 m2.
A área de 8.000 m2 destinada a espetáculos também ganhou um formato provisório com um palco montado para a inauguração, que contará com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Para os demais 367 mil m2 ainda não construídos, está previsto um setor cultural com ilha musical –um anfiteatro montado sobre uma plataforma em forma de raquete cercada por um espelho d'água–, teatro, pista de cooper, paisagismo, restaurantes, choperia e pizzaria.
Há ainda uma caixa d'água de 54 m de altura com mirante, já parcialmente construída, dois auditórios (um com espaço para galeria de arte) e o espaço iconográfico (um museu de arquitetura e urbanismo).
Para isso, o terreno passou por um processo de terraplenagem para deixar a área do parque a uma altura de 11 m em relação à marginal do rio Pinheiros.
O Villa-Lobos fica na avenida Professor Fonseca Rodrigues, entre as avenidas das Nações Unidas, Queiroz Filho e Arruda Botelho.
Com a terraplanagem e o crescimento das árvores, espera-se barrar qualquer barulho vindo da marginal.

Texto Anterior: Censura para shows é fixada em 13 anos
Próximo Texto: Rodovia terá só uma pista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.