São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1.500 moradores perdem móveis na zona leste

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 1.500 moradores do Tatuapé, Mooca e Vila Carrão (zona leste) perderam todos os móveis que tinham por causa da enchente do córrego Aricanduva e do rio Tietê.
A Secretaria Municipal do Bem-Estar Social distribuiu colchões, cobertores e cotas de alimentos para as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas.
A Defesa Civil concluiu ontem o balanço final das enchente. Da meia-noite do dia 6 à meia-noite do dia 7, foram registrados 8 desabamentos de casas e barracos, 48 alagamentos e 11 interdições de residências em função de risco de desmoronamento.
Não houve vítimas fatais nos desabamentos e os feridos foram socorridos pelos vizinhos.
O Corpo de Bombeiros resgatou dois veículos que foram arrastados pelas águas. Os motoristas e passageiros saíram ilesos.
Nos bairros vizinhos ao córrego Aricanduva, o dia ontem foi de limpeza.
Cerca de 600 homens da SAR (Secretaria de Administrações Regionais) e da Defesa Civil passaram todo o dia recolhendo lama e entulho, com a ajuda de 80 caminhões. O mutirão deve continuar hoje e amanhã.
Indenizações
As pessoas que perderam móveis e objetos pessoais por causa da enchente poderão pedir indenizações da prefeitura.
Para isso, é preciso fazer boletim de ocorrência no DP (Distrito Policial) mais próximo à residência até 24 horas após à inundação.
Em seguida, os moradores devem juntar fotos e todo o tipo de registro que prove os estragos causados. Também deverão fazer uma avaliação do prejuízo (quanto foi gasto com consertos e o valor dos objetos perdidos).
O último passo é entrar com ação contra a prefeitura em qualquer Vara de Fazenda Pública do Estado.
Segundo o advogado Roberto Caldas Neto, da ABDC (Associação Brasileira de Defesa do Contribuinte) todas as pessoas que estavam com o IPTU em dia e que tiveram prejuízo com a inundação poderão ser indenizadas.

Texto Anterior: Após enchente, prefeitura constrói galerias
Próximo Texto: Choques em estrada matam 5 em duas horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.