São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBC prepara novos álbuns 'arqueológicos'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Após o sucesso do álbum dos Beatles, com gravações feitas pelo grupo nos estúdios da BBC, na década de 60, está aberta a caça a outros clássicos do rock, perdidos nos arquivos da rádio inglesa.
O lançamento das novas descobertas depende de negociações, que já estão sendo feitas, com os músicos, que temem pela má qualidade das apresentações gravadas ao vivo.
Phil Lawton, arquivista da BBC, tem em mãos 10 mil horas de gravações em antigos tapes, que contêm verdadeiros tesouros.
"Eu me sinto como uma criança numa loja de doces. Isso é absolutamente fantástico", disse o guarda-raridades da BBC.
A metade do material –5.000 horas– já foi pesquisada. Com achados que podem se transformar rapidamente em novos estouros de vendagem, se forem lançados comercialmente.
A lista dos tesouros escondidos inclui exclusivamente raridades. "Há algumas apresentações do Led Zeppelin, que eu espero ver lançadas em disco. Existe também muita coisa do Fleetwood Mac e de Manfred Mann and the Moody Blues", disse Lawton.
Um dos hits arqueológicos são as jam sessions, registradas ao vivo, dos Rolling Stones.
Além da gravação de canções, o arquivo guarda entrevistas. Entre elas, a de um Bob Dylan acuado frente à agressividade de um jornalista sueco.
"Eu descobri também entrevistas com astros como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin, que já morreram", revelou o arqueólogo musical da BBC.
As gravadoras estão agitadas com as descobertas e lutam para abocanhar pedaços do tesouro. Uma delas já encomendou a Lawton uma busca da música "Ziggy Stardust", interpretada por David Bowie em 1972 nos estúdios da rádio. Outra solicitou uma relação completa do que já foi descoberto.
O problema básico é convencer os astros do rock a revelarem publicamente sua face juvenil, em início de carreira, sem as sofisticações tecnológicas de que dispõem hoje.
"Há vários problemas de direitos autorais. David Bowie, por exemplo, não quer lançar no mercado essas gravações antigas, que ele considera um verdadeiro lixo", disse Lawton.
"A banda Genesis, até onde eu sei, não está interessada também em lançar essas músicas, mas estamos tentando convencê-los."
Maior do que a resistência dos roqueiros é o interesse do público. O álbum do Beatles "Live at the BBC", com 56 canções gravadas ao vivo nos anos 60, alcançou o primeiro lugar de vendagem apenas quatro dias depois de seu lançamento na Inglaterra.
O álbum inclui grandes sucessos da banda, mas também covers de outras estrelas do rock, como Chuck Berry e Little Richard.
"Essas versões nunca foram ouvidas antes. São gravações cruas", disse Lawton, referindo-se aos Beatles.
"Este é o único tesouro do rock. Nenhuma outra rede tem em mãos um arquivo como este", provoca o caçador das gravações perdidas.

Texto Anterior: Inner Circle abre hoje festival de reggae no Rio
Próximo Texto: Ingressos para shows dos Stones em São Paulo já estão esgotados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.